BEM-VINDO AO GIRO!

Você está convidado a pensar, discutir e fazer cultura com a gente. Venha participar do Giro Musical, evento realizado pelo SESC e produzido pelo Paiol Cultural, em Niterói. A iniciativa busca valorizar os artistas locais e promover reflexões sobre a produção cultural no nosso país. O Giro Musical é um evento construído de forma colaborativa. O evento cria um espaço de diálogo e troca de experiência entre os participantes.Venha conferir a próxima edição no dia 30 de novembro, às 18h, no SESC Niterói, localizado na rua Padre Anchieta, 56, Centro.



Artistas

Puro Estilo

O grupo se apresenta pela segunda vez no Giro Musical. O Puro Estilo começou como uma brincadeira quando os integrantes participavam de um encontro jovem na igreja. Atualmente, os meninos Daniel, Rodrigo e Erik ensaiam novas coreografias de hip hop e estudam outros estilos, como ballet clássico e dança de salão. O Puro Estilo já realizou apresentações na Lar da Criança, no Clube Central e na UFF. 

O grupo se apresenta no dia 30 de novembro, a partir das 18h, no Giro Musical IV. A entrada é franca.

Grupo Ostara de Danças Celtas 


O grupo Ostara de Danças Celtas surgiu a partir do estudo de danças irlandesas e folclóricas, mas não nega a sua raíz na dança oriental árabe. O objetivo do Ostara é mostrar um pouco da cultura celta, espalhar encanto e alegria para o público. 

O trabalho ocorre com aulas regulares e ensaios semanais na academia Halternativa em São Domingos/Niterói. O Ostara já se apresentou no Seminário Muito mais do que as mil e uma noites: um diálogo com a cultura árabe, na UFF em 2011 e no Espaço Flor da Terra em Itaipu.  

Ficou interessado em conhecer o trabalho dessa galera?  Apareça no Giro Musical IV, no dia 30 de novembro, a partir das 18h. A entrada é franca! 


Orquestra de Câmara do CETEP - Barreto 


A Orquestra de Câmara do Cetep-Barreto teve início em agosto de 2010, tendo como principal objetivo a profissionalização de jovens talentos com idade entre 10 à 21 anos, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolvimento técnico e inserção no mercado profissional, através de um trabalho desenvolvido pelo maestro Elias Vicentino. Em 2011 realizou uma série de concertos no Rio de Janeiro com o título “Terra da água escondida”, neste ano já realizou uma série de concertos com o título “O cuco e o rouxinol”, se apresentando em várias salas de concerto, como Teatro Municipal de Niterói, e Salão Leopoldo Miguez (UFRJ). No mês de julho realizou um concerto no 4º festival de música na cidade de Leopoldina (MG). Neste semestre nos apresentamos no Solar do Jambeiro (Niterói). 



Ficou interessado em conhecer o trabalho dessa galera? Apareça no Giro Musical IV, no dia 30 de novembro, a partir das 18h. A entrada é franca! 


Ouça o som da Orquestra da Câmara do CETEP.



Mariane Guerra e Os Pacifistas

Mariane Guerra & Os Pacifistas transitam entre o pop mundial, o rock e a música popular brasileira com o propósito de unir tradição e modernidade desde 2010. Desta forma, possibilitam ao público experimentar melodias únicas e marcantes das composições de Mariane Guerra e Oliver Bastos. 

A banda possui um som leve, descontraído e inovador com músicas inéditas do novo cd e releituras de Os Mutantes e Paralamas do Sucesso. A voz marcante e o inseparável violão de Mariane Guerra comandam o show, ao lado de Reinaldo Pestana (bateria e percussão), Oliver Bastos (teclado) e Guga Leão (baixo). Para surpreender o público, o sapateador e coreógrafo Suen Guarcia utiliza a dança como instrumento de percussão. 

Para curtir esse som, é só comparecer ao Giro Musical IV no dia 30 de novembro a partir das 18h. A entrada é franca. 

Para conhecer acesse: http://www.youtube.com/watch?v=5PobtN2SCE4




Casarão Escola de Capoeira Angola


O Casarão Escola de Capoeira Angola é um lugar especial para os amantes da arte da capoeira. Sem hierarquia, competitividade e valorizando o coletivo, o  projeto desenvolvido há seis anos pelo Mestre Dois Cruzeiros, busca resgatar a brincadeira da capoeiragem.“Nosso objetivo é através da capoeira angola preservar o pensamento de mestres antepassados que deixaram uma herança cultural, ressalta Dois.”
O projeto conta hoje com cerca de 40 alunos e em breve lançará o seu primeiro CD, intitulado O galho da Roseira, produzido junto com a roda livre de Duque de Caxias.
Para os interessados em conhecer a iniciativa, basta comparecer à Rua Andrade de Neves, 186, no Centro de Niterói, às segundas, quartas e sextas-feiras a partir da 20h.
Para saber mais sobre tudo o que ocorre no Casarão acesse: Facebook do Casarão
O grupo se apresenta no dia 30 de novembro, a partir das 18h, no Giro Musical IV. A entrada é franca.


Duo Cosmo e Broosch

O duo é formado pelo niteroiense Tiago Cosmo e pela alemã Karolin Broosch. Tiago se juntou à Orquestra de Cordas da Grota aos 11 anos e estudou violino na UFRJ e no Conservatório Brasileiro de Música em Oslo e Tromse, na Noruega.Tiago já já realizou vários concertos pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente é professor e trabalha no Afro Reggae como assistente de direção artística.

Karolin estudou violino e pedagogia musical em Dresden, na Alemanha e em Oslo, Noruega. É violinista do quinteto de câmara norueguês Katharsis e também já atuou como antora pop e de jazz. Karolin gosta de combinar suas habilidades musicais e, nos últimos anos, gravou com vários artistas, além de tocar em concertos mundo afora. Há quatro anos a alemã conseguiu uma bolsa de estudos na Noruega para participar da Orquestra de Cordas da Grota. Atualmente ela trabalha como freelancer no Rio de Janeiro.

Venha curtir esse encontro de violinos no dia 31 de agosto, a partir das 18h, no Sesc Niterói. A entrada no Giro Musical é gratuita.


Velho Irlandês


A banda carioca é um laboratório de sensações em sons e letras, e desperta a curiosidade já no próprio nome. O “Velho”, como é conhecida por amigos e admiradores que acompanham o seu trabalho, surgiu em  2009, motivada em propor alternativas de música, sonoridade, percepção e, principalmente, estilo de vida.

O som do Velho reflete o contexto musical em que está inserido: a efervescência multicultural do Rio de Janeiro. São letras autorais que se fundem em harmonias de estrutura simples, mas longe da obviedade.

 Apesar da inegável influência do rock britânico e dos clássicos dos anos 1970 e 1980, a banda não tem reservas quanto ao estilo. Seus arranjos são uma verdadeira miscelânea destas influências, com a musicalidade inata de seus integrantes agregando elementos regionais brasileiros que vão do samba ao maracatu.

O Som do “Velho” você poderá curtir no dia 31 de agosto, a partir das 18h, no Giro Musical. Não percam!


Rio Maracatu 



O Rio Maracatu é um grupo fundado em 1997 no Rio de Janeiro, nascido da união de músicos pernambucanos e cariocas para resgatar e valorizar uma parte importante da nossa rica cultura musical.

A partir do Maracatu de Baque Virado, tradição da cidade do Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a Ciranda, o Côco e o Ijexá, além do Maracatu. O resultado das pesquisas do grupo pode ser conferido no primeiro CD do Rio Maracatu: Lapada, que foi premiado como melhor disco de música regional.

Como fruto do trabalho de pesquisa, do aprendizado com grandes mestres de Maracatu do Recife - como o mestre Afonso Aguiar do Maracatu Nação Leão Coroado, mestre Shacon Viana do Maracatu Nação Porto Rico, e mestre Walter França do Maracatu Nação Estrela Brilhante - e da experiência de palcos e desfiles, o grupo passou a ministrar oficinas onde jovens e adultos aprendem as origens, ritmos, danças e cantos de Maracatu, Coco e Afoxé.

Desde a criação das oficinas o Rio Maracatu tem se deparado com um crescente interesse de toda uma geração de jovens em relação à nossas tradições musicais. O grupo estará presente na terceira edição do Giro Musical oferecendo uma oficina gratuita a partir das 16h seguida por um show.


Sassá Ribeiro 

Sassá Ribeiro, de 23 anos, é uma cantora de MPB com estilo próprio que vai mostrar o seu talento no ZoaSom. Dona de uma voz suave e muito marcante, Sassá é uma intérprete que inova, arrisca e traz personalidade para o seu trabalho. 

Sua música tem a influência da poesia e da interpretação de artistas brasileiros como Lenine, Moska, Cássia Eller e Zélia Duncan, e da obra de uma geração contemporânea de fora do Brasil, entre eles Jamie Cullum, Soulive e India Arie.


Em seu primeiro CD, “Me Leve”, a niteroiense faz uma mistura de sons que vão desde dançar coladinho, a se soltar na pista. O CD contou com participação especial de Cláudio Zoli e tem uma pegada de soul brasileiro.


A inspiração de Sassá para compor vem do cotidiano, da paisagem do Rio e do calor do povo carioca. Então, não perca Sassá Ribeiro dia 31 de agosto na terceira edição do Giro Musical. 


*Extraído de ZoaSom


Saião de Roda



O Saião de Roda é um encontro de músicos educadores e pesquisadores de ritmos tradicionais do Brasil. Elias Rosa, Daniela Passos, Shantal Tarif, Vander Linhares e Tiago Rosas acreditam na ideia de viver a música em todas as suas possibilidades.

Tocam, cantam, dançam e fazem da música uma manifestação plena, uma forma de integração entre músicos e público, crianças e adultos, sagrado e profano.

Para o Giro Musical de 29 de junho, o grupo apresenta ritmos como o coco pernambucano e a ciranda, além de composições de autoria própria.



Puro Estilo

O grupo de dança Puro Estilo começou como uma brincadeira quando os integrantes participavam de um encontro jovem na igreja. Atualmente, os meninos Daniel, Rodrigo e Erik ensaiam novas coreografias de hip hop e estudam outros estilos, como ballet clássico e dança de salão. O Puro Estilo já realizou apresentações na Lar da Criança, no Clube Central e na UFF.

Se você não perde uma dança e quer mexer o corpo junto com o Puro Estilo, não perca a 2ª Edição do Giro Musical no dia 29 de junho


Folha de Amendoeira


Para quem gosta jongo, terça-feira é o dia de curtir a roda do Folhas de Amendoeira, que acontece quinzenalmente na Praça São Domingos, em Niterói. "O jongo é uma dança de origem africana que veio para o Brasil no período da escravidão. Servia, dentro das senzalas, para os escravos extravasarem a dor do cativeiro", afirma Rodrigo Rios, participante do grupo. Ele conta, no vídeo abaixo, como para além da questão religiosa, o jongo era "um instrumento político que os negros usavam para a libertação dos escravos"

No dia 29 de junho, venha participar de uma oficina promovida pelo Folhas de Amendoeira no Giro Musical.


 

Vídeo produzido pelo movimento Arte Jovem Brasileira.



Anísio Aguilar
Um contemplador da vida.  Anísio Aguilar deu os primeiros passos na arte de fazer poesia ainda criança em Minas Gerais. De lá para  cá, os poemas não largaram mais o artista que se mudou para o Rio de Janeiro e buscou no curso de teatro e na iniciação musical formas de aprimorar as performances poéticas.

O palco do poeta vai além do teatro. Praças, bares e escolas se tornam espaços de intervenção artística. Anísio vai mostrar o seu trabalho marcado pela influência de cânones da cultura brasileira como Tom Zé, Alceu Valença e Antonio Nóbrega na segunda edição do Giro Musical.
   
Então, não perca Anísio Aguilar no dia 29 de junho, às 18h, no SESC Niterói! A entrada é gratuita!



Choro Novo
O trio instrumental Choro Novo é composto pelos músicos Reinaldo Pestana, Mauro Mouzer e Abel Luiz. Herdeiros de toda a tradição deixada pelos grandes compositores como Pinxinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga, o grupo apresenta como característica marcante os modernos arranjos, improvisos e a diversidade musical trazida pela experiência diversificada de cada um dos integrantes. 


Desde 2003, quando foi criado, o Choro Novo traz ao público sua leitura do gênero nos mais variados ambientes, comprovando que o choro pode ser considerado a primeira música popular urbana genuinamente brasileira.  No Giro Musical, o grupo irá apresentar uma parte do projeto “Choro novo visita Villa-Lobos e outros mestres: Inspirador e Inspiração”, que tem como objetivo levar ao público releituras e execuções das mais belas composições e choros de Villa-Lobos, escritas entre 1920 e 1929.

Confira vídeos do Choro Novo:

Delicado / Trenzinho do caipira / Bebê (Waldyr Azevedo / Villa Lobos / Hermeto Pascoal)

Melodia Sentimental (Villa Lobos)




Improvisar e Viver
Formado pelos músicos Nathan Ferreira (violão, voz e violino), Marcos Vieira (violino), Osmário Bispo (percussão), Manuel Fer (baixo) e Igor Pereira (violão), o Improvisar e Viver, como o nome sugere, foi criado a partir de uma improvisação espontânea feita por Manuel, Marcos e Nathan. A partir daí, em 2010, o grupo amadureceu a ideia e lançou no canal You Tube releituras de músicas engraçadas e temas de desenhos animados. Atualmente, o Improvisar e Viver caminha pelos estilos pop e rock, sem deixar de lado a sua veia cômica. 


Além das gravações disponíveis em vídeos na internet, o Improvisar e Viver já se apresentou em duas edições do Cine de Boteco, que ocorre toda segunda quinta-feira do mês no Maloca Bar, no bairro Preventório, em Niterói. Para o Giro Musical, o grupo prepara uma proposta inovadora, onde será realizada uma oficina aberta de improvisação. “Nossa expectativa é somar com a proposta do evento e transmitir o conhecimento de improviso para quem não estuda musica”, afirma Manuel. Nesta oficina, como convidado especial, Vagner Alves assume o pandeiro.

Clique aqui e confira um dos vídeos do Improvisar e Viver. 




Dj Tata Ogan
A DJ Tata Ogan pesquisa e discoteca desde 1998. Ela mistura os ritmos da música brasileira, samba rock, rock, afrobeat, balkan beats, drum and bass, dub, soulfunk e grooves contemporâneos, criando um ambiente em que o tradicional e o moderno dialogam sem preconceito.
No primeiro projeto solo, ”Da Raiz ao Chip”, a DJ reúne um misto de maracatu com sintetizadores, coco e drum’n’bass, breakbeat ijexá e um baião electro que surge quando o som orgânico – extraído de qualquer instrumento ou objeto – começa a tomar uma nova forma através dos softwares, recriando e transformando seu aspecto original até chegar nas “raízes eletrônicas.”
A DJ já se apresentou em palcos nas principais capitais do país e abriu shows para artistas como: Lenine, Pedro Luis, Criolo, Céu, entre outros. Com vasta experiência em turnês pelo Brasil e exterior. Em 2011, Tata apresentou-se no Festival Tensamba (Madrid) , Marathon Rio, Verão da Cultura, Urgente RJ e Cena contemporânea em Brasília.
Acesse a página da Dj Tata Ogan no myspace e conheça este som.



Mano Teko

O funk melody está muito bem representado na voz de Mano Teko. Com trajetória longa no mundo do funk, Teko teve participação ativa na conquista da Lei Funk é Cultura, que reconhece o funk como movimento cultural e musical de caráter popular.

Mano Teko é vice-presidente da Apafunk e um dos apresentadores do programa Funk Nacional na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1130 KHz).

Junto com Mc Pingo do Rap e Dj Marcelo Negão, Mano Teko apresenta sua arte no dia 30 de março. Confira este som no myspace.




Laura Zandonadi

Cantora, compositora, estudante de jornalismo da Universidade Federal Fluminense e apresentadora do programa ZoaSom da rádio MEC AM. Aos 25 anos, Laura Zandonadi já tem um currículo vasto de experiências a serem compartilhadas no Giro Musical.

Laura começou a cantar aos 12 anos e aos 15 formou sua primeira banda. Aos 17 já se apresentava profissionalmente pela cidade de Niterói. Em 2009, ela começou a compor suas próprias músicas: "De lá pra cá venho desenvolvendo esta tarefa constante de inspiração/transpiração que é compor, exercitando-a ao lado de amigos e novos parceiros."
Atualmente a cantora está em processo de gravação do seu segundo EP, só com músicas autorais, com previsão de lançamento ainda para 2012.

Participante de movimentos culturais desde 2006, quando conheceu o Arte Jovem Brasileira, Laura Zandonadi está entre as atrações do primeiro Giro Musical. Para ela, "fazer parte do primeiro Giro Musical é uma troca de experiências, um laboratório artístico, no qual podemos ser livres para mostrar o nosso trabalho de forma sincera e coletiva."

Para conhecer e ouvir este som antes do próximo dia 30 de março, acesse a página de Laura Zandonadi no myspace.





Nenhum comentário:

Postar um comentário