BEM-VINDO AO GIRO!

Você está convidado a pensar, discutir e fazer cultura com a gente. Venha participar do Giro Musical, evento realizado pelo SESC e produzido pelo Paiol Cultural, em Niterói. A iniciativa busca valorizar os artistas locais e promover reflexões sobre a produção cultural no nosso país. O Giro Musical é um evento construído de forma colaborativa. O evento cria um espaço de diálogo e troca de experiência entre os participantes.Venha conferir a próxima edição no dia 30 de novembro, às 18h, no SESC Niterói, localizado na rua Padre Anchieta, 56, Centro.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Na mistura de sons e ritmos do 3º Giro Musical  

A tarde do dia 31 de agosto foi animada para quem decidiu passar no SESC Niterói e  conferir a terceira edição do Giro Musical. O evento foi marcado pelo  maracatu,  música clássica, rock, soul, hip hop e poesia. 
Rio Maracatu. Foto: Dilly Justino
Ao todo, cerca de 120 pessoas passaram pelo evento. Entre oficina de percussão com o Rio Maracatu, shows e recital de poesia, o Giro Musical mais uma vez atingiu o seu objetivo ao promover um intercâmbio cultural entre diferentes artistas e abrir as portas para que o público possa contemplar o que há de mais plural no campo das expressões artísticas.

A concepção do terceiro Giro contou com encontros periódicos que permitiram aos artistas participantes dialogar sobre o rumo da produção cultural no Brasil, ao mesmo tempo que ajudavam a construir o evento.
Para a cantora Sassá Ribeiro, a avaliação do Giro foi bastante positiva. “Achei ótimo o Giro Musical, todo o processo foi organizado. O evento atingiu todo o extremo no que diz respeito a música. Seria legal investir também no caminho das artes e exposições para enriquecer ainda mais”, destacou Sassá. 

Duo Cosmo e Broosch. Foto: Dilly Justino
Já o violinista Tiago Cosmo, do Duo Cosmo e Broosch, que encantou a plateia com a apresentação de música clássica ao lado da sua esposa Karolin Broosch, se identificou com a proposta por ser um evento eclético e pela interação do público com a maioria das apresentações.

“Eu acredito muito no poder da arte, da música, pois ela é capaz de unir pessoas de mundos diferentes e de sensibilizar profundamente as pessoas, criando mentes mais abertas e quebrando muros de preconceitos”, ressaltou Cosmo.

Tornar a arte de qualidade acessível à todos é um desafio para  quem trabalha com cultura no Brasil. O Giro Musical tenta dar a sua contribuição neste processo de democratização das artes abrindo as portas do SESC para que o público de Niterói desfrute das mais diferentes formas de expressões artísticas.